top of page

HEMOAP se encontra com estoque crítico de sangue tipo O+ e O-

  • Foto do escritor: Lorena Lima
    Lorena Lima
  • 16 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas, doar sangue é um ato de amor


ree

Foto: Lorena Lima


O HEMOAP, Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá, registrou nas últimas semanas um estoque crítico de bolsas de sangue tipo O+ e O-. Ele é essencial por se tratar de um sangue raro e que pode ser usado para ajudar pessoas de qualquer outra tipagem sanguínea.


ree

Foto: Lorena Lima


Nas redes sociais o HEMOAP tem convocado a população para doar sangue. As doações ajudam pessoas que precisam fazer hemodiálise, que sofreram acidentes ou que vão realizar alguma cirurgia.


ree

Foto: Lorena Lima


Elmira Melo é chefe serviço captação doação HEMOAP e explica sobre como o estoque reduzido é preocupante para o setor de saúde. “O estoque diminuiu há alguns dias, nessa semana que passou e com esse feriado tirou um pouquinho do estoque. Então chamamos a população para vir doar”, convoca Elmira.


Para ajudar é bem simples, basta ter uma boa noite de sono, tomar café da manhã reforçado, estar bem de saúde e levar os documentos para se cadastrar no instituto. “A etapa de doação de sangue é bem tranquila, chega ao hemocentro para fazer os cadastros, passa por uma triagem técnica e uma entrevista para saber o histórico de saúde para ver se você está apto ao processo de doação de sangue”, explica a chefe de captação de doação Elmira Melo.


ree

Foto: Lorena Lima


O processo de coleta do sangue dura apenas 12 minutos. Com apenas uma doação é possível salvar até quatro vidas, doar sangue é um ato de amor, sentimento esse que o professor Paulo Ronaldo Amaral Nunes se solidariza há pelo menos 10 anos. O pai o incentivou e hoje ele leva seu filho também para doar.


ree

Foto: Lorena Lima


“É muito legal a gente poder estar colaborando para ajudar a salvar vidas. Hoje Se a maioria da população tomasse atitude para estar aqui fazendo a doação independente de ser na situação de amigo doente, mas que viesse voluntário por boa vontade”, conta o doador professor Paulo.


Mesmo morando em Santana, Paulo faz questão de vir sempre que pode ajudar as pessoas que não conhece, mas na atual circunstância se voluntariou para ajudar um conhecido que sofreu um acidente.


O HEMOAP abre de segunda a sexta pela manhã para receber as doações, e os funcionários orientam com bastante atenção cada pessoa que chega para ajudar.

 
 
 

Comments


001.png
bottom of page